Primeiro Número do Jornal

Esse conteúdo , já estava escrito e idealizado , porém o projeto era impresso , e precisava da autorização da empresa responsável de telefonia Móvel" Claro" , na época o projeto fora apresentado , mas não foi aprovado devido a logomarca.
Havia tanto querer de minha parte , para que o projeto fosse adiante , que pensei muito numa alternativa para coloca-lo em circulação :
- Qual era os fatores que me levavam a persistir ... ''O Promotor"
A divulgação de talentos , a exposição de seus esforços , a particularidade de cada um em determinados momentos ao fechar uma venda!
O que faz um Promotor ser campeão de vendas usando as técnicas aprendidas em treinamento e outro não ser tão bom usando as mesmas técnicas de vendas .
Espero você , em alguns dias da semana ...
Sejam bem vindos ao Universo Das Letras e divagações!


Sandra Ballester de Araújo , em 17/02/2010







quinta-feira, 22 de julho de 2010

Premiado do mês.com.br


Tem pessoas que nascem com aquela estrela , a da sorte!
Outras não, porém passam a maior parte do tempo a persegui-las ..
Independênte disto a quem se alimentam dos desafios , e transmitem de forma prática o porque de chegarem ao tôpo da disputa saudável como ganhador .
De forma natural, sem usar de má fé , apenas trilhando o caminho tão conhecido seu , o do sucesso, o da Vitória .
Estão curiosos para saber o que estou a dizer, ou melhor , de quem ...
Fernando Velloso Antão , sua identidade pessoal, explode gritante em força e opinião própria ,atitude e pró-atividade , faz parte daquele time , o dos vendedores de sonhos, pois trabalhar com telefônia é vender sonhos ...
Qual é o tamanho de seu sonho, ele cabe na palma da mão...
No campo da felicidade ,independente de onde estivermos ,vale a pena nos aprofundar e obsevar o desenvolvimento humano, até onde podemos chegar...o limite individual , ou ultrapassagem dele , só depende de cada um de nós!!!!!!!!
Fernando , nosso amigo de Santa Rita do Passa Quatro , é prova disto!!!
Parabéns Fernando!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Lição de Vida


Amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que dezejáramos que nos fosse feito .
A verdadeira caridade é sempre bondosa e benévola; está tanto no ato, como na maneira por que é praticado.
Duplo valor tem um serviço prestado com delicadeza.
Emocionou-me até as lágrimas ao saber algo precioso , que pessoas fazem para ajudar o próximo .
E mais feliz, deixara-me , ao saber que tal ato envolve uma das minhas promotoras .
Nas lidas diárias ,das vendas de serviços , tendo como remuneração o comissionamento .
Duas pessoas , ajudam-se promotor e vendedor , para que no final de cada mês, o dinheiro ganho através dos serviços sejam distribuidos para os necessitados .
Somos no dia a dia , envolvidos pela casca fria da indiferênça, acostumamos com o cenário dos pedintes, até muitas vezês passamos por eles e sentimo-nos aborrecidos ao sermos abordados , pois estamos Tão envolvidos com os prazos , com a disciplína dos horários ,que teima em escravizar o homem por um lado e facilitar por outro , que esquecemos que a chave que abre as portas de uma vida plena é a caridade!
Quando contaram-me esse episódio, veio-me os rostos dos envolvidos na memória .
De um lado a vendedora , com seu jeito austero , tímido até , porém dinâmica e enérgica .
Do outro a promotora , sempre a oferecer um sorriso amigo e descontraído aos que dela são chegados , a atenção dispensada a cada clíente que do Balcão da empresa se aproxima!
Uma onda de ternura me toma, pois sei que daquelas mãos a manunsear os celulares, sai o sustento para algumas pessoas .
Senti naquele momento , que através de um gesto de despredimento como esse , o mundo ganha mais uma luz que brilha nas almas e aproxima os afins!

domingo, 25 de abril de 2010


Amigas(os) , estava eu manunseando as folhas de alguns livros , relembrando estórias já lidas , sabe aqueles que ao olhar as capas você lembra-se de permenores dos contos que a tempos você os leu e releu , por ter se identificado ao quadrado ...cada qual certamente nos trás uma absorção ,em cada época, e é claro que se lessemos agora o que já fora lido antes , notaríamos detalhes que passara despercebido anteriormente!
E tal acontecera comigo .
Sentei-me num lugar calmo , enquanto limpava discretamente a poeira acumulada da capa , lembrando-me de quando, onde, porque , ao adquiri-lo.
Interessante ,que o dia estava chuvoso , (lembrei-me disto) .
Eu trabalhava na época numa loja de lingerie,já a 4 anos , e as finanças da empresa não iam bem, pensei no que eu poderia contribuir para amenizar a crise de época .
Resolvi investir no que eu sabia de melhor fazer''vender'', aprimorando as minhas técnicas , fui em busca de um curso neurolinguístico( Oque ajudou-me devéras até posteriormente )e coloquei em prática na paralela, as técnicas de vendas do lívro Atendimento ao cliênte''o recurso esquecido'' de Nanci Campel Pilares .
Quer saber o resultado...
Minha vida mudou em graus ''Célsius e Farenheid'' ( continua)

sábado, 17 de abril de 2010

Confraternização


No último dia 12 , fomos apresentados a que denomino , Nova Era , A Nova Gestão da Empresa .
Comentando com vocês a minha impressão , sou transladada para o dia em questão .
Ao adentrar o espaço antigo do Solar das Andorinhas , meu coração para , faz-me bem o cheiro do mato a adentrar as narinas independente de sua vontade , quando você menos espera , a totalidade do lugar nos toma de maneira única , unindo-nos a Natureza !
Então quando me vejo dentro deste santuário , observo a nossa Tribo....ah!!! Não tem preço ...
Emociona-me ver todos aqueles ‘’Vermelhinhos “ espalhados aqui...acolá...
Discretamente recolho uma lágrima teimosa que insistentemente teima rolar , pois independente do lugar que hoje ocupo , estive também lá , porém jamais me desvincularei da antiga posição , pois a mesma me lembra a cada minuto do meu dia , que humildade e reconhecimento é o caminho para a evolução !
E graças ao trabalho , podemos hoje estarmos reunidos como a’’ tribo’’ que incomoda , que corre atrás , que não aceita ser o 2º , quer ser o primeiro!
Enquanto o pessoal tomava o reforçado café da manhã , eu observava as conversações , e o assunto era o mesmo :
- O novo gerente da Filial .
Sem que eu perceba um sorriso compreensivo cresta-me os lábios , a que sou interpelada pela minha companheira de trabalho “Alessandra’’, sobre o significado do mesmo .
O sorriso era a primeira vez que eu tive um treinamento com o Gerente , até porque já o conhecia .
Lembrei-me de seu jeito característico de pronunciar seu sobrenome, do humor excelente , já fazia alguns anos que eu o vira pela última vez , e me perguntei será que falará naquele mesmo tom....
Pouco antes do Road Show , fui até a ele comprimenta-lo , a que me acolheu de maneira amigável, simpática ! Pois é pessoal... o SR que começa com T E Termina com llo é muito simpático! Relembramos nossas cidades , falamos um pouco do nosso trabalho , etc .
O Road Show foi a altura da Empresa, comunicativo , engraçado uniu as tribos de cada cidade numa mesma Tribo , traduzindo paciência e bom humor .
A que digo, depois do almoço ma-ra-vi-lho-so...ao som dos gritos dos corajosos que deslizavam pelo ar em tirolesas , mesclados a som do pagode ao fundo!!
Conversávamos , e cada qual mergulhados em seus carateres , seu perfis , seu cismares..
Os assuntos foram afrouxando , e o que pude absorver de tudo isso , guardo hoje comigo ,no demais cada qual através de seus pontos de vista expuseram seus interiores , no mais puro respeito , enfim ....
Foi um dia memorável!! E o futuro promete , seja bem vindo SR ‘’T..llo’’!
A cada nova conquista existe sempre 100% de nós .

domingo, 7 de março de 2010

COMO REAGIR AS MUDANÇAS...


AS VEZES ESTAMOS TÃO ACOMODADOS EM NOSSO DIA A DIA , QUE SÍMPLES MUDANÇAS FAZEM NOS SENTIR COMO SE O MUNDO INTEIRO DESABASSE EM NOSSAS CABEÇAS.
MEU CONSELHO É , MANTENHA A CALMA , RESPIRE !
A VELOCIDADE COM QUE OCORREM AS MUDANÇAS EM NOSSA ERA ATUAL , EXIGE DE CADA UM DE NÓS, MATURIDADE DE REAGIR E ADAPTAR-SE .
HIRÁCLITO FILÓSOFO GREGO NOS ANOS 500 A.C, JÁ AFIRMAVA QUE NADA ERA PERMANENTE , EXCETO A MUDANÇA , E QUE POR TRÁS DO CONFLITO QUE A MESMA PODE CAUSAR ,HÁ UM PRINCÍPIO CENTRAL , UMA FORÇA QUE SIGNIFICA RAZÃO OU LÓGICA .
SABEMOS AMIGAS(OS), QUE TODA A MUDANÇA CAUSA CERTA RESISTÊNCIA ,SENTIMOS MEDO DO NOVO , DEFLAGRANDO-NOS EM DESEQUILÍBRIO INTERNO , PORÉM É DO SER HUMANO BUSCARMOS ELEMENTOS INTERNOS PARA O EQUILÍBRIO .
MUDAR É SINÔNIMO DE CRESCIMENTO,E CRESCER É VIVER INTENSAMENTE , ESTAR ABERTA A NOVAS EXPERIÊNCIAS, EVOLUIR!
APESAR DO SENTIMENTO INCOMÔDO INICIAL , A QUE ASSOCIAMOS A PERDA ,ISSO SE DA DEVIDO A RESISTÊNCIA DE NÃO ESTARMOS VIVENDO DA FORMA QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS, PORÉM AO LONGO DO PROCESSO A QUE CHAMO "ASSENTAMENTO", VEREMOS O GANHO RECEBIDO E DESEJAREMOS SEMPRE ESTAR EM ROTATIVIDADE.
ATRAVÉS DAS VIVENCIAS, VAMOS ESTRUTURANDO NOSSOS CAMINHOS, A TER UMA VISÃO COMPARTILHADA E ARTICULADA, PARA QUE POSSAMOS SENTIR QUE AS MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO PARA NÓS, E NÓS ESTAMOS MUDANDO O QUE ANTES NÃO ESTAVA PROGREDINDO , E ESSA MINHAS AMIGAS(OS) É A MELHOR PARTE!
O BOM PROFISSIONAL É AQUELE QUE ENTENDE O MOMENTO, ACEITA, E VAI SE PREPARANDO PARA O NOVO.
A INCORPORAÇÃO DAS NOVAS IDÉIAS E CONCEITOS, DAS EXTERIORIZAÇÕES E PERCEPÇÕES, PODEM LEVA-LO A TRILHAR O CAMINHO DO CRESCIMENTO PROFISSIONAL, QUANDO ISSO ACONTECER É PORQUE AO TODO A PREPARAÇÃO JÁ SE FEZ!
ENTÃO TE PERGUNTO, VOCE ESTÁ PREPARADA(O) PARA SAIR DO COMODISMO E FAZER DIFERÊNÇA EM SEU GRUPO...

quinta-feira, 4 de março de 2010

EXPERIÊNCIA II


Minhas Amigas , hoje eu estava fazendo uma seletiva , e no meio da dinâmica , simulação de vendas , trocávamos experiências e lembrei do meu tempo quando era promotora, algo que mudou minha vida.
O fato de eu ter amor a camisa , sempre me fazia atender cada cliente de forma única , diferenciada ! Não é ego não amigas, acredite!Eu gosto de pessoas.
Foi em 2006 , quando engravidei do meu filho João Pedro , numa bela manhã , estava eu na rotina diária para ir trabalhar , lembro-me que levantei cedo , fiz meu café , fui na padaria , comprei o meu pão e o do (gerente da minha loja) pois todos os dias era de praxe , levava um pão para ele , que ficava me esperando na frente da loja todos os dias , a espera do pão rsrs ).
Bom , o caso é que naquele dia eu me sentia estranha , estava no 8º mês de gestação ,pensei no caminho , vou dar uma passada no P.A , e ver se está tudo bem com o bebê .
Então , fui atendida pelo DR Plantonista hehe , e lá estava eu com a bolsa rompida para ter o bebê , pensei comigo , vou ter o bebê aqui sozinha , ( Já que minha mãe morava em outra cidade e só estava programado para que viesse no final , no 9ºmês) .
Passei o dia todo a espera e só fui te-lo ás 20 hs .
Mas sabem ... além do nascimento do meu filho , sabem o momento mais importante para mim...
Foi os meus amigos , e o guarda do hospital dizendo , que nunca tinham visto tantas pessoas no hospital .
E vocês devem estar pensando , que eram todos meus amigos pessoais...
Não!!A grande maioria eram clientes que conquistei ao longo dos anos!
Como foi gratificante! Valeu cada momento.
Vários deles , me trouxeram fraldas , roupinhas, e ainda hj são meus amigos.
Portanto amigas (os) , tenha como base a sinceridade e perseverança, o resto se torna tão natural...
Aprendi naquele dia , que cada gesto seu tem significado para o cliente , um gesto de carinho , humanidade tem repercursão positiva .
Espero que eu tenha conseguido passar algo bom para vc!
Até a próxima!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Experiências



Sempre tive o meu balcão , como a parte mais importante do meu dia ,ao ser convidada a trabalhar no ramo de telefonia ,fui sem preparo algum , apenas com a bagagem de ser uma vendedora .
Num primeiro instante as informações eram tantas , que me deixavam parada , porém fui tomando gosto pela coisa .
Tudo bem , que a nove anos atrás haviam apenas dois (2) celulares , não havia essa gama a ser oferecida ao cliente .
As vendas eram declaradamente uma guerra , os balcões colados , apenas duas operadoras , sendo que essa operadora dominava o mercado .
A empresa que eu trabalhava então ''Tess'' tinha vindo recentemente para o Brasil, e oferecer seus serviços as pessoas que já estavam acostumadas , exigia conhecimento e persistencia.
Meu primeiro passo foi conhecer detalhadamente a tecnologia em que eu trabalhava e seu funcionamento ,a promoçaõ vigente , e com muita simpatia e paciência fomos conquistando e crescendo nas vendas .
Na época notei que o atendimento promotora concorrente era precário , e vi nesta falha uma forma de crescimento.
Dica número (1)um , é atender todos que chegam em seu balcão de forma calma , atenciosa .
Pergunte o nome do cliente , eles adoram ser chamados pelo nome .
Seja sempre verdadeiro em suas palavras , as pessoas prezam muito a honestidade , e você só conquista sendo honesto (a) .
Ame o que faz , quem gosta do que faz, faz bem feito!
Cumpra suas promessas , não há coisa pior do que você prometer algo a seu cliente e não cumprir!
Sua vitrine , é cópia de seu perfil , então observe cada detalhe, que possa atrair seu cliente.
Conheça um pouco de neuro linguística , cada pessoa tem jeito de agir ,você pode evitar situações e ganhar tempo na hora da venda .
Uma pessoa cinestésica , precisa tocar para tomar decisões , o que não é o caso de um visual etc..
Conheça bem as promoções vigentes, suas e concorrentes , hoje o cliente esta atrás dos melhores serviços e tarifas , conhecer significa argumentar .
Respeite a opinião alheia ,saiba mostrar as diferenças , sem agressão .
Faça do seu balcão algo tranquilo , onde as pessoas sintam-se bem vindos por voce e pela marca ,você esta vendendo sonhos , não haja de forma negativa ,pois você aos olhos do cliente está atrelado a marca , ou seja , vocês são uma coisa só ,e você nunca perde apenas um cliente , atrás dele existem vários .
Responda todas as dúvidas de maneira calma e firme , pois se você domina todas as informações , passa-las ao cliente deixa de ser trabalho para ser prazer , é como a divulgação de uma notícia boa ..
E por último , tão importante quanto todo o processo , é prestar assistência ( com a mesma simpatia ) no pós venda!
Você é a conexão da venda enquanto o produto vendido existir , o cliente sempre virá no lugar de compra mediante a uma dificuldade.
Cabe a nós vendedores recebe-los e solucionar seu problema , com essa atitude minhas queridas , você migra de vendedor , para o patamar de amigo, e não existe coisa mais prazerosa de chegar a essa categoria.